quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PRIMAVERA CON UNA ESQUINA ROTA, de Mario Benedetti

Por Fernando Fortes

Foi editado em português um dos meus livros preferidos, PRIMAVERA CON UNA ESQUINA ROTA do uruguaio Mario Benedetti. O título da versão brasileira ficou PRIMAVERA NUM ESPELHO PARTIDO.

Li a versão em espanhol. Li também uns capítulos do livro traduzido e a tradução me pareceu boa. Ler no original com certeza é melhor, mas o lançamento da versão brasileira dá acesso e visibilidade maior a esta grande obra.

Cada capítulo é escrito por um personagem diferente, alternadamente: Santiago, o personagem “principal” que está preso pela ditadura uruguaia. Graciela, mulher de Santiago, vivendo no exílio na Espanha. Beatriz, a filha de seis anos, que escreve como alguém de seis anos, criando os capítulos mais divertidos do livro. Além destes, “escrevem” o pai de Santiago, um amigo que também está no exílio e o próprio autor, Mário Benedetti, contando alguns casos pessoais relacionados com o tema do exílio.

Essa fórmula, cada capítulo escrito por “uma pessoa” diferente, é muito interessante e faz com que cada capítulo possa ser lido isoladamente.

O livro é muito bom, e fica aí a dica de uma ótima leitura.

Sobre o autor:

Mario Benedetti, morreu em maio deste ano. Sua morte foi considerada uma grande perda para a literatura mundial.

Publicou mais de 80 livros, mas é pouco conhecido aqui no Brasil. Disponíveis por aqui, acho que só o “Primavera...” e “A Trégua”, que não li mas dizem que é muito bom. Além disso, Benedetti tem uma extensa obra de poesia e é considerado uns dos grandes poetas de língua espanhola.

Morreu aos 88 anos, estava doente, parece que meio desanimado desde que a esposa dele morreu em 2006. Foram casados por 46 anos. Foi poesia até na hora de morrer...
CADERNO DE LITERATURA

Organizador: Ernesto Fonsêca
Editor: Almir Júnior
13ª Edição, 1º de dezembro de 2009