Por Ireneu Staub

A obra introduz de forma definitiva a análise de discurso nos estudos organizacionais que se mostrou ferramenta útil e eficiente, segundo os diversos textos que compõem a edição e os vários estudos acadêmicos anteriormente realizados com base nessa técnica.
Participo com um capítulo (em parceria com a Profa. Elis Regina de Paula) no qual foram utilizadas duas técnicas de análise:
- a análise de interação territorial e
- a análise de discurso no estudo dos problemas de integração de atividades na fase de pós-aquisição entre grandes empresas brasileiras.
O que é importante ressaltar é que, do ponto de vista da análise da interação territorial havia um alto grau de "desconforto" nas interações pessoais entre os funcionários das empresas, cujas causas somente foram encontradas pelo uso da análise de discurso, que revelou as "motivações profundas" dos conflitos.
Não restrita à área acadêmica, a análise de linguística de discurso pode ser utilizada no cotidiano, como simples hobby ou para, entre outras coisas, a analisar textos políticos, esportivos, religiosos, de marketing, econômicos, científicos e outros, e "descobrir" as ideologias que os sustentam.
Boa leitura e um ótimo fim de semana.
CADERNO DE LITERATURA
Organizador: Ernesto Fonsêca
Editor: Almir Júnior
6ª Edição, 9 de setembro de 2009
Editor: Almir Júnior
6ª Edição, 9 de setembro de 2009